Teclado Bluetooth no android

Você tem um teclado bluetooth sobrando ou então comprou uma capa com teclado bluetooth pro seu tablet android para ajudar na composição de textos e descobriu que não consegue conectar o teclado ao dispositivo e, quando consegue, o teclado não é reconhecido por nenuma aplicação.

Por que isso ocorre? Má sorte? Inferno astral? Não. Simplesmente a pilha bluetooth do android não é completa, implementa as funções para fone de ouvido ou headset, umas coisinhas para transfêrencia de arquivo e acabou.

Para outras funções você depende de aplicativos que fazem a implementação da pilha bluetooth internamente.

E o teclado? Você tem duas opções: utiliza um app como o Bluekeyboard JP, que é dependente do layout do teclado usado (se seu teclado não usa um layout suportado nem todas as teclas são reconhecidas corretamente) ou usa a força bruta e instala os utilitário bluetooth do android (sim, existem. Só não são incluídos nos aparelhos).

Esse método exige que seu aparelho seja rooteado. Cada aparelho tem um método próprio e o usuário deve descobrir qual o método para fazer o root em seu aparelho. Alguns aparelhos não possuem método, geralmente por serem muito novos. Nesses casos é preciso paciência e aguardar.

Se seu aparelho tem root, baixe os utilitário bluetooth desenvolvidos pelo Google. Você vai precisar do hidd, hcitool e hciconfig .

Conecte seu aparelho via USB ao micro, ative a depuração USB e use o adb:

$ su
# mount -o remount,rw -t yaffs2 /dev/block/mtdblock3 /system
# chmod 777 /system/xbin

Copie os utilitários para o dispositivo:

$ adb push hidd /system/xbin
$ adb push hcitool /system/xbin
$ adb push hciconfig /system/xbin

Ative o bluetooth em seu dispositivo, coloque seu teclado em modo de reconhecimento e mande o dispositivo procurar periféricos.

Selecione o teclado e quando aparecer a janela coloque uma senha qualquer como 0000, 1234 ou 1111. Logo em seguida digite a mesma senha que você escolheu no teclado e aperte a tecla ENTER no teclado.

Siga isso atentamente, pois é mais uma limitação do android. Caso você tenha testado esse teclado no Windows ao ter conectado com o teclado deve ter surgido uma janela com uma sequência de dígitos para serem repetidos no teclado para fazer a sincronização.

O android sempre espera que o dispositivo forneça um PIN. Isso não ocorre com teclados. Então você coloca um PIN qualquer no android e rapidamente repete o mesmo PIN no teclado.

Seu teclado está pareado mas não está conectado.

Agora comece a utilizar os utilitários que você baixou e copiou no seu dispositivo:

Verifique o endereço bluetooth de seu teclado:

# hcitool scan
Scanning ...
00:1D:4F:A7:9A:49 Bluetooth Keyboard

Conecte ao teclado:

# hidd --connect 00:1D:4F:A7:9A:49

Alguns comando bluetooth úteis:

Verifique o status do adaptador bluetooth do dispositivo:

# hciconfig
hci0: Type: UART
BD Address: 00:22:A5:B8:AD:65 ACL MTU: 1021:4 SCO MTU: 180:4
UP RUNNING PSCAN
RX bytes:8672 acl:98 sco:0 events:285 errors:0
TX bytes:3336 acl:102 sco:0 commands:89 errors:0

# hcitool dev
Devices:
hci0 00:22:A5:B8:AD:65

Conexões bluetooth ativas:

# hcitool con
Connections:
< ACL 00:1D:4F:A7:9A:49 handle 1 state 1 lm MASTER

Esses comandos devem ser digitados pelo adb. Obviamente você também quer fazer isso quando não tem nenhum computador por perto, para isso instale um emulador de terminal em seu dispositivo e digite os comandos diretamente pela linha de comando.

Sobre androideia

Passando o tempo...

Publicado em 20/05/2012, em android, Uncategorized e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 18 Comentários.

  1. Legal cara, parabens! Mas pra quem n entende nada de programação ,não da pra fazer.Voce poderia colocar um tutorial no utube? Seria de grande utilidade pra quem comprou o genesis 7250. Obrigado.

  2. José Carlos

    Excelente iniciativa, mas … na primeira parte quando faço o wget do hidd, hcitool e hciconfig eles são gravados em que lugar, que pasta ? Grato

    • O wget baixa os arquivos para o mesmo diretorio de onde o comando foi executado. Se você abriu um ajanela terminal e seu linux for default ele esta na sua home.

  3. Tiago Leite

    Olá, pode me indicar algum modelo? Ou pode ser qualquer um que tem conexão via Bluetooth ?

  4. Tiago Leite

    pow, bacana, tem como vc me indicar onde posso comprar esse mesmo modelo via internet? vlw

  5. Inseri o hidd, tcitool, e hciconfig no xbin. Só que a agora meu cell não pode ligar o wi-fi nem sair do modo voou pq fica em loop indo pra apresentação inicial, voltando pra tela e travando e voltando a iniciar novamente. (Xperia x10) e agoora??? ps: isso começou a acontecer dps q desliguei e liguei (foi quando deixou de ser rw para ser r), fazer as verificações só informa acesso negado.

    • As verificações só funcionam quando você está como root na janela de terminal (comando su). O Xperia eu não conheço, mas os executáveis não tem por que interferir em outras funções, já que só são ativados pela janela terminal.

      • Inclusive a pasta xbin só continha um arquivo chamado dexdump. Eu já havia dado o comando su e o sistema me deu as permissões de super usuário. Só que dps que desliguei e liguei o cell, aconteceu o que ja relatei (inclusive o teclado bluetooth não funcionou). Desconfio de que eu necessite tirar só o arquivo “hidd”. Mas sinceramente, acho que vou retirar os arquivos e deixar ele como estava antes, sem utilizar o teclado.😦

  6. é no que dá seguir blog. Meu tá com sociofobia agora… aff

  7. Luiz Fernando Di Vernieri

    Estou em processo de aquisição de um tablet Genesis GT1440 10.1″ (Android 4.2) Encontrei um conjunto de capa e teclado Bluetooth e pergunto: já existe forma de “rootar” o tablet?; caso positivo, onde encontro as instruções para o root?; você permite que eu copie seu artigo de forma a que possa copia-lo e formata-lo em letras maiores? e, finalmente, minha teimosia em utilizar o Bluetooth é exagerada e seria preferível usar um teclado USB?

    • Não tenho acompanhado a linha Genesis, mas acredito que seja possível o root (praticamente todo dispositivo android permite root). As vezes é preciso pesquisar um pouco mais ou testar diferentes aplicativos. A única dica que dou nesse sentido é deixar a depuração USB ativa em todo e qualquer dispositivo android, seja para fins de root ou recuperações emergenciais. Não é teimosia usar teclados BT, são mais práticos. Verifique também ofertas de tablets de marcas como Samsung e LG, que são marcas mais comuns e no futuro permitirão que você faça um upgrade, mesmo que não oficial, do sistema android, marcas menores são problemáticas nesse sentido. Sem problemas quanto a copiar o conteúdo, mas se for deixar online, deixe um link para o artigo original.

      • Luiz Fernando Di Vernieri

        Irei rever minha decisão quanto ao Genesis DT-1440. É que ele é um quad-core menos dispendioso que os Samsung ou LG. Continuarei pesquisando. Não sei porque, tenho mais simpatia (totalmente subjetiva) pelo Samsung. Gratíssimo pela resposta. Provavelmente não darei tanta importância assim ao BT.

  8. Se possível, vc poderia fazer um vídeo tutorial no Youtube. vlw

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Matt's Entropy

... seeding /dev/random, one blog post at a time.

Maravilhoso Mundo Novo

De volta ao Paraíso

androideia

Idéias e Android, necessariamente não nessa ordem.

Another Airgun Blog

Idéias e Android, necessariamente não nessa ordem.

Armas de Pressão - Modificações e afins

Metade da graça em atirar está em fazer ajustes na arma.

%d blogueiros gostam disto: