Link2SD, Apps2SD com problemas no android Marshmallow 6.0. Solução: ext3 format.

Sempre utilizei o Link2SD em aparelhos android com root, inclusive no LG H442 que possuo. Um dos motivos que me impediram de fazer o upgrade do android Lollipop para o Marshmallow nesse aparelho foi não haver uma estratégia de root disponível no MM, o que iria impedir de continuar usando o Link2SD.

Após o pessoal do XDA Developers conseguir um bootloader destravado e a criação de um recovery com TWRP o root passou a ser possível e o interesse no upgrade retornou.

Após o upgrade a primeira coisa que percebi foi uma mensagem de erro do Link2SD informando que não conseguia escrever os scripts na segunda partição (formatada com ext4).

Encontrei um guia do techmagus que resolveu o problema parcialmente: utilizar o Apps2SD (app similar em funcionalidade ao Link2SD, porém mais recente e com atualizações mais frequentes). Já era possível mover os apps para a segunda partição, porém a mensagem “Cartão SanDisk corrompido” permanecia e outro agravante: a opção de utilizar o cartão SDHC para armazenar as fotos e vídeos da câmera ficava indisponível. 😦

No guia do techmagus há um pequeno FAQ que informa que por conta do algoritmo de detecção de partição ext4 do Marshmallow ele pode dar essa mensagem de erro, porém a partição é funcional e não tem erros.

Sim, funcional mas não atendia minha expectativa.

Procurando mais informações vi a nova funcionalidade do MM, adopted storage, que utiliza uma partição ext4 encriptada como uma extensão da memória interna, mais ou menos como o Link2SD e APPs2SD funcionam.

Então pensei que antes do MM a partição ext4 ficava “invisível” para o android e agora, quando o android passou a utilizar uma partição ext4 para seu uso, a partição passa a ser vista pelo sistema. Como ela não está encriptada, o sistema dispara uma mensagem de erro.

Ocultar a partição seria uma solução, algo que não sei se é possível. A outra opção seria buscar um formato “invisível” para o android. No LG H44x os particionamentos disponíveis são ext2, ext3 e ext4. Vamos então tentar formatar a segunda partição com ext3 e… problema resolvido.

O ext3 permitiu que o Apps2SD criasse seus scripts, a mensagem de “Cartão SanDisk corrompido” desapareceu e a opção de utilizar o cartão SD como armazenamento para fotos e vídeos da câmera voltou a ficar disponível.

O Link2SD aparenta ter problemas coma criação de scripts no android Marshmallow, vários usuários estão recomendando utilizar o Apps2SD apenas para criar os scripts e depois utilizar o Link2SD. Não fiz esse teste, mas deve funcionar.

Esse post está disponível em inglês no xda-developers.

Sobre androideia

Passando o tempo...

Publicado em 05/07/2017, em adopted storage, android, Apps2SD, H440, H442f, LG Spirit, LG Volt, Link2SD, Link2SD Apps2SD, root. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Poste o link do XDA ensinando a fazer o bootloader deste aparelho, eu não achei lá no site deles. Queria fazer root no meu H442f que já está com MM, mas é impossivel sem bootloader, eu creio. Obrigado

    • Não é possível alterar o bootloader (nem qualquer estratégia de root) do LG H440/442 no android 6.x marshmallow.

      Só é possível fazer root e, em seguida, alterar o bootloader na versão lollipop 5.x do android.

      Após o root e bootloader alterado é que se migra para o MM com auxílio do TWRP recovery.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Matt's Entropy

... seeding /dev/random, one blog post at a time.

Maravilhoso Mundo Novo

De volta ao Paraíso

androideia

Idéias e Android, necessariamente não nessa ordem.

Another Airgun Blog

Idéias e Android, necessariamente não nessa ordem.

Armas de Pressão - Modificações e afins

Metade da graça em atirar está em fazer ajustes na arma.

%d blogueiros gostam disto: